Rafa Nascimento

A arte de contar histórias

Posted in apresentação, evento by Rafa Nascimento on 13/10/2012

No dia 6 de setembro vivi um dos dias mais felizes da minha vida: ministrei a minha primeira palestra em um evento de proporções nacionais, a Agile Brazil. A palestra se chamava “Team Building: A arte de transformar grupos em times.”. Mas o que eu gostaria de compartilhar aqui não é a minha experiência em ministrar uma palestra nesse evento ou o conteúdo da própria palestra. Gostaria de compartilhar o processo de criação da mesma.

O processo que utilizei para compor a palestra foi o descrito no livro Presentation Zen. Mais importante do que as dicas sobre utilização de imagens, diminuição da incidência de textos e utilização de espaços em branco é a ênfase na história que você deseja contar durante a sua apresentação. A história que compartilhamos durante nossas palestras são muito mais importantes do que a apresentação em si. De fato, a apresentação (Keynote ou Powerpoint) são apenas apoio para que o apresentador conte a sua história. Criar uma palestra seguindo tal processo faz com que, no final, os slides, sozinhos, não façam sentido algum. Porém, quando acompanhados da história que se deseja compartilhar, parecem complementar perfeitamente o palestrante.

Seguindo o processo sugerido, realizei um grande brainstorming de termos que rodeavam o tema da minha palestra em post-its. Em seguida, colei os post-its na parede, organizando-os em 3 grupos temáticos:

  1. O que é um time?
  2. Modelos de desenvolvimento de times
  3. Mantendo o team building

Nenhum destes 3 temas ficam visíveis ou estão presentes durante a minha apresentação. São apenas grupos que me ajudaram a organizar as minhas ideias e juntá-las de forma que fizessem sentido dentro de uma história. Aproximadamente 70% do trabalho foi focado na organização da história e dos grupos temáticos. Em seguida, organizei a ordem cronológica de cada um dos grupos, possibilitando a visualização da minha palestra na parede, em post-its, organizados como um user story map. Utilizar os post-its e organizá-los em grupos e depois cronologicamente foi essencial para a organização da minha história por conta do fator facilitador da visualização dos dados com os quais estava lidando. Foi muito fácil mover, remover, errar, desfazer, apenas utilizando papeis e a parede. Provavelmente, se eu estivesse utilizando o Keynote, levaria algum tempo entre ir e voltar, fazer e desfazer, e reorganizar slides dentro do arquivo e cronologia das imagens.

Por fim, depois da minha história pronta, construí os slides utilizando o Keynote e buscando por imagens que me ajudassem a contar a minha história pela internet. Todo o processo de construção da apresentação durou pouco menos de 1 semana, sendo que o processo de construção dos slides no Keynote durou menos de 1 dia, tamanha a facilitação promovida pelo processo de criação de história que utilizei.

Observando atentamente, 2 coisas me chamaram a atenção: primeiro, a facilidade natural que temos em lidar com o paupável (os pos-its colados na parede). Porque a minha história estava fisicamente disponível e dividida para mim, não hesitei em tomar as melhores decisões e em voltar atrás algumas vezes. Segundo, a visualização da minha história. De forma simples, a história que eu queria contar estava na minha frente. Isso facilitou deveras a criação da mesma. Talvez, se eu tivesse partido logo para o Keynote, a história estaria disponível na minha frente após muito trabalho, e seria muito mais difícil de me desfazer de algumas decisões e desfazer algumas coisas, forçando uma posterior reorganização dos slides. Todas as decisões ainda estariam sendo tomadas no campo das ideias, enquanto os post-its na parede me ajudaram a concretizar rapidamente as ideias e brincar com elas.

De forma simplificada, foi esse o processo que me ajudou a ministrar uma das palestras mais celebradas da Agile Brazil 2012! /

Deixe um comentário

